Franchising, em livre tradução significa “franquia”, e é um tipo de licença que concede aos franqueados, o direito de uso de uma marca, como o McDonald´s.
A partir disso, o franqueado pode replicar um modelo já conhecido e consolidado, tendo maior chance de sucesso.
Além disso, esse sistema também é um ótimo negócio para a marca, já que dessa forma é possível aumentar o seu alcance geográfico a um custo mais baixo.
O Franchising se assemelha com um aluguel de negócio. Ou seja, a marca franqueada não se torna proprietária do investidor.
Nesse sentido, é comum que o tempo de contrato tenha duração entre cinco a trinta anos, com graves penalidades caso o franqueado acabe violando o acordo.
O sistema de franquias brasileiro é um sistema sólido e forte, representando boa parcela do segmento comercial e de varejo.
São mais de 3200 marcas franqueadoras, 152 mil unidades franqueadas e 1 milhão de profissionais atuando diretamente com franqueados e suas equipes, em diferentes tipos de negócio, atendendo milhões de consumidores.
Esse modelo de negócio exige competência e resultados, numa escala significativa, uma vez que abraça desde pequenos e inexperientes empreendedores, até grandes e experientes empresários.
Assim, há pessoas que depositam seus recursos financeiros, suas esperanças e energias nesse sistema, com o objetivo de alcançar uma vida melhor.
Contudo, é também um espaço de atuação altamente desafiador, porque agrupa pessoas empresários franqueados e suas equipes, em diferentes níveis de atividades, das operacionais às estratégicas.
Dessa forma, ficam espalhadas geograficamente, formando redes de franquias com suas respectivas marcas, que querem ser eficientes, produtivas, bem sucedidas e perenes. Desafio gigante, né?
O que viabiliza ou favorece este caminho? Como chegar a isto em ambiente sempre competitivo e complexo?
Processos bem definidos, engajamento e cultura, é um investimento certeiro, quando se busca produtividade e perenidade no sistema de franchising.
Considere começar por processos bem definidos, em toda a extensão do negócio, com instruções de trabalho detalhadas, focadas em conexões simples e diretas
Assim, é possível aumentar a produtividade, a velocidade de entrega ao cliente e objetivamente os resultados.
Associe a isto, estímulo positivo e objetivo claro, a uma filosofia de trabalho também bem definida, expressa em comportamentos e atitudes da liderança estratégica e terá uma equipe bem positiva.
Processos bem desenhados, somados à cultura organizacional focada em produtividade, geram resultados poderosos, crescimento consistente e perene.
O engajamento de todos numa cultura ou filosofia de trabalho apoiada em processos definidos e valores claros, dissemina uma cultura organizacional saudável, proporciona comportamentos produtivos e eficientes.
Tudo isso, favorece a eficiência e amplia os bons resultados. É isto que queremos nos ambientes corporativos.
Buscar este objetivo de forma sistemática, exige atenção à educação corporativa expressa em espaços e processos de aprendizagem que empurram as pessoas para o desempenho qualificado, de forma organizada e profissional.
Uma organização que quer aprender e evoluir constantemente, encara a educação corporativa como um caminho para o engajamento de pessoas, fortalecimento da cultura organizacional e foco em resultados.
O Franchising não pode fugir a esta regra.