O que um líder precisa para se desenvolver é um dos assuntos mais comentados no mundo corporativo nos últimos 30 anos. E não é pra menos…
Alguns dos gestores com quem tive contato colocam no centro de discussões dilemas, crenças e desafios que limitavam o ambiente de seu desenvolvimento e crescimento, assim como da equipe.
Todos sabemos que um líder tem alta influência sobre uma equipe, um líder pode fazer com que uma equipe se conecte e trabalhe de forma eficiente, assim como também pode destruir ambientes de trabalho e a produtividade do time.
Um dos diagnósticos sobre Liderança mais comuns durante a minha consultoria Lean é que os líderes, que são encarregados de promover esse ambiente de desenvolvimento e resolução de problemas.
Isso porque, eles são muitas vezes, justamente os principais causadores de conflitos.
Com frequência ouço “Fabris, que caminho devemos trilhar? Por que meus líderes não estão tendo sucesso com as suas equipes?”
Os fatores são diversos e seria audacioso tentar resumir as habilidades necessárias para um líder ter sucesso em apenas um texto, mas pontuo aqui os principais problemas que observo dentro das empresas.
Hábitos prejudiciais para uma boa liderança
Um líder não se constrói da noite para o dia. A liderança é construída através da confiança e experiência.
Confira alguns hábitos fatais para uma liderança:
Falta de clareza sobre a própria atribuição
Pense comigo: se os colaboradores de uma empresa ficam perdidos sem saber quais demandas assumir, isso é um problema para os processos da corporação, não é mesmo?
Agora imagine, o próprio líder não possuir clareza sobre suas responsabilidades e atribuições. É o cenário perfeito para o caos.
Quando um líder não possui conhecimento sobre o que está acontecendo dentro dos processos da empresa, entender quais são as suas responsabilidades toma-se ainda mais difícil.
Assim, além da produtividade ficar prejudicada, o líder perde a confiança dos membros de sua equipe. Afinal, como posso contar com uma pessoa que nem mesmo sabe sobre suas próprias atribuições?
Inexperiência em gerir pessoas
As pessoas são o maior ativo de uma empresa.
E, os líderes cometem um grande erro ao esquecer-se que o sucesso dele e da empresa depende do êxito que seus companheiros possuem nos seus segmentos de atuação.
Entender isso é o primeiro passo para começar uma gestão eficiente de pessoas.
Digo isso porque a humildade ao acolher outros pontos de vista, desenvolver a autonomia do seu time, a prática e cometer erros fazem parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma equipe.
A experiência, por outro lado, se conquista com o tempo.
Simultaneamente a busca incessante por informações, capacitação, autodesenvolvimento e aprendizagem contínua, vão dar ao líder vantagem no seu processo de crescimento e experiência.
Falta de visão ao construir uma equipe
Uma das principais tarefas de qualquer líder é construir uma equipe forte, produtiva e multidisciplinar. Sem uma equipe de alta performance, a empresa não performa.
Parece muito simples, mas é fundamental que você tenha habilidade de agregar e desenvolver continuamente sua equipe
Para construir uma equipe forte, um líder deve primeiro entender de pessoas e da cultura organizacional da empresa.
Ele precisa estar atento ao comportamento dos colaboradores e não notar isso demonstra falta de conexão e convivência com os colaboradores.
Também é essencial que ele passe sua visão e explique suas estratégias para que a equipe consiga executar o plano.
Os líderes devem ter conhecimento profundo dos detalhes do trabalho, saber ensinar, serem justos na tomada de decisão e criar um ambiente sem medo.
A maioria dos líderes dizem não ter tempo para essas tarefas, mas na minha opinião, esses esforços são uma das partes mais importantes do seu trabalho.
Perseguir objetivos errados e não enxergar a realidade
Não é errado correr atrás de vendas, números, crescimento ou produtividade. Também não é errado querer vencer a concorrência e se destacar no mercado.
No entanto, o foco dos líderes deve sempre ser o alinhamento, desenvolvimento e produtividade de todas as pessoas de sua equipe
Definir claramente esses elementos, ajuda qualquer líder a tomar decisões mais assertivas, como os produtos e serviços serão ofertados, os colaboradores contratados e treinados e como os clientes são engajados e atendidos.
Os líderes começam a falhar quando se concentram somente em ações de curto prazo, esquecendo-se da construção de uma cultura forte voltada à sustentabilidade e perenidade do negócio.
Incapacidade de identificar problemas
Resolver problemas é uma das principais habilidades de um líder. Por isso, conseguir identificá-los imediatamente, evitando que danos sejam ainda maiores, é um grande desafio.
Por exemplo, já orientei muitos profissionais que não acompanhavam os processos de perto e por isso, a identificação dos problemas era realmente impossível.
Assim, para resolver a situação, o líder precisa e deve participar de todas as etapas dos processos que coordena com sua equipe, assim é possível identificar problemas com mais facilidade.
Não ter visão sistêmica do negócio
Assim como o tópico anterior, a ausência do líder nos processos que ele gerencia, e a não visão sistêmica do negócio impactam negativamente na construção de processos mais efetivos e fica mais difícil tomar decisões assertivas.
Dessa forma, considero que o entendimento sistêmico do negócio é essencial não só para a tomada de decisões, mas também para desenvolver a flexibilidade e a adaptabilidade do negócio.
Não desenvolver a reflexão e aprendizagem contínua
A constante busca pelo conhecimento deve ser um dos princípios da cultura de uma organização para que assim, ela possa manter-se no mercado de forma competitiva.
Os colaboradores que sabem o que estão fazendo e buscam atualizar-se frequentemente, contribuem para o crescimento de uma empresa de forma significativa.
Contudo, sem constante desenvolvimento de novas reflexões, não há espaço para a inovação e retenção de talentos. A liderança precisa estar atenta a isto
O líder deve ser um agente que estimula e promove a cultura de constante aprendizagem e reflexão no dia a dia da companhia, de forma a fazer com que os funcionários sejam motivados e atuantes.
Deve ainda mostrar a visão de futuro da corporação, estabelecer relações horizontais e proporcionar um plano de desenvolvimento aos funcionários.
Os transtornos gerados
A partir do momento que os líderes falham em qualquer um desses pontos, fica nítido o caos que permeia o ambiente da empresa. O ambiente se torna muito pesado, pouco produtivo e cheio de mágoas não percebidas.
Estas consequências tornam-se visíveis, sem planejamento e uma boa equipe alinhada aos propósitos e objetivos.
A rotatividade e o estresse brecam o desempenho de todos, ninguém consegue bater as metas propostas e o negócio não cresce.
Vale ressaltar, que isso tudo se reflete também fora da empresa, na vida pessoal, profissional e na qualidade de vida que todos buscam.
Conclusões e como contornar esse desafio
Os líderes são tão humanos quanto o resto de nós e igualmente imperfeitos.
Muitas falhas de liderança podem ser evitadas ou eliminadas se um líder estiver comprometido com a melhoria e se cercar de pessoas que estão dispostas a ajudá-lo em sua missão.
Isso inclui uma boa comunicação entre todos os envolvidos e o comprometimento em trazer sempre a verdade.
Por fim, na liderança é fundamental buscar o autodesenvolvimento e aprendizagem contínua de habilidades e competências relacionadas às relações interpessoais — soft skills como aliada.
O melhor caminho é contar com produtos e programas de desenvolvimento e execução altamente validados no mercado.
Um deles são os nossos programas de Líder 7+1.
Caso queira entender mais como eles funcionam e como podemos te ajudar, basta que você clique no botão abaixo e venha falar conosco.
Será um prazer te servir no que for preciso.